MEGA SENA

IFRAP - Índice de Força Relativa da Aposta

1) O que é o IFRAP?

É um índice matemático que lhe permite calcular o quanto uma dezena 'quer sair' no futuro, baseado na quantidade de vezes que saiu no passado, e também na quantidade de sorteios que ela não aparece.

2) De onde saiu esta idéia?

É uma idéia copiada das Bolsas de Valores e do mercado de ações. Neste negocio, ha gente dizendo que o passado de uma ação influi no seu futuro. Estas pessoas dizem que 'se uma ação subiu muito no passado, a tendência agora é de cair' (ou vice-versa). Para medir o quanto uma ação 'quer cair' ou 'quer subir', eles inventaram umas fórmulas matemáticas chamadas de 'Força Relativa', que são consultadas milhões de vezes por dia nas bolsas do mundo.

3) O que tem a ver com a MEGA SENA?

Igual que o ocorre na Bolsa, ha pessoas que dizem que 'se uma dezena está demorando para sair, ou se uma dezena saiu muito pouco no passado, então ela vai sair logo logo'. Embora matematicamente nada pode influir no próximo sorteio, ha uma certa verdade nesta crença popular, pois todas as dezenas devem sair aproximadamente a mesma quantidade de vezes ao longo do tempo. Então, intuitivamente é como se houvesse uma mola que pressiona a dezena cada vez mais para sair, de maneira que fique emparelhada com as outras.

4) Isto é verdade?

É verdade a longo prazo, pois pela distribuição uniforme das dezenas, ao longo do tempo todas devem aparecer por igual. Desta forma, é obvio que se alguma está 'atrasada', em algum momento vai ter que descontar o atraso. Mas ninguém pode garantir que vai acontecer hoje, amanha ou no próximo mês.

5) Como é calculado o IFRAP de uma dezena?

O site MEUCAT desenvolveu uma fórmula muito simples, que junta as duas 'molas' principais da dezena, e combina elas num único número. Quanto maior esta número, maior é a pressão da dezena para se emparelhar com as outras. Estas duas 'molas' principais são: a quantidade de vezes que a dezena já saiu no passado, e a quantidade de sorteios que a dezena não aparece premiada.



Quanto mais apareceu uma dezena no passado, menos vai querer aparecer no futuro, então este valor deve ir no denominador da fórmula. Por outro lado, quanto mais está demorando uma dezena para sair, mais vai querer aparecer, então este valor deve ir no numerador.

Além disto, uma dezena que apareceu no sorteio anterior (cujo atraso é ZERO), não pode produzir um resultado zero no índice, pois ainda pode ter saído pouco no passado. Por este motivo, acrescentamos ao numerador uma constante de 20, que está perto da metade do maior atraso (50 sorteios).

Para dar um destaque igual, tanto ao atraso quanto à freqüência, elevamos esta última ao quadrado, de maneira que o índice final permaneça entre 1 e 1/5 ,

6) EXEMPLO:

Até o sorteio 902, a dezena '06' tem um atraso de 50 sorteios, e apareceu 83 vezes na historia da Mega-Sena, então seu IFRAP é assim:

IFRAP(06) = (50 + 20) / ( 83 /10 ) ^2 = 1.016

Já a dezena 23 tem um atraso de ZERO (pois acabou de sair no sorteio 902) , e até agora apareceu 102 vezes, então seu IFRAP é:

IFRAP(23) = (0 + 20) / (102 / 10) ^2 = 0.1922

7) O que é o IFRAP da APOSTA?

É a media do IFRAP de todas as dezenas que compõem a aposta. Se você aposta os números 03 - 09 - 11 - 45 - 55 - 59, é calculado o IFRAP de cada um deles, somados, e logo divididos entre 6. O resultado é o que aparece na calculadora como 'SEU IFRAP',

8) O que é o IFRAP médio?

É o IFRAP de todas as 60 dezenas somados, e logo dividido entre 60.

9) Qual o objetivo da calculadora do IFRAP?

É o de conseguir um IFRAP da aposta maior que o IFRAP médio. Um IFRAP alto tende ao amarelo, um IFRAP baixo tende ao vermelho. O objetivo é chegar o mais perto do amarelo.

10) Como se brinca?

Basta ir apertando as teclas com as dezenas, que SEU IFRAP irá atualizando automaticamente. Quando o mouse passa por cima de uma tecla, aparece na janela acima mais à direita o IFRAP daquela dezena.

Maiores informações em MEGA SENA - JOGO OU ESPERTEZA?

A Calculadora on-line do IFRAPAQUI

A Calculadora on-line de apostas AQUI


©MEUCAT 2001-2007 - Os direitos humanos do IFRAP estão registrados no 7 Cartorio de Curitiba
WEB Desing by MEUCAT Enterprises Inc. Corp. - BRAZIL